Carreira: Como melhorar a produtividade em 24 horas?

No mundo moderno, as 24 horas do dia parecem não serem suficientes para concluirmos todas as demandas propostas. Quando bate este sentimento, só existe uma transformação a ser feita

Carreira: Como melhorar a produtividade em 24 horas?

21/06/2017

É comum escutarmos as pessoas reclamarem da falta de tempo. Correria, agitação, ansiedade, cobranças, hora para tudo e muitas responsabilidades assumidas, sem falar da concorrência. Acordar, trabalhar e dormir (e pouco tempo dedicado ao descanso e a família). Isso é errado! Extramente errado! Mas não se desespere... Isso tem solução.

Quem é empresário assume para si muitas demandas de trabalho. Todas as atividades, planejamentos estratégicos, produção, conclusão, enfim... Tudo depende dele e faz com que os dias precisem ter mais de 24 horas. Porém, isso é impossível. Então, o possível é impor uma mudança de comportamento que aumente a produtividade em menos tempo.

De acordo com o coach de negócios, Adam Nöckel, mestre em coach de negócios pela FCU – Flórida Christian University (USA), existem três perfis de pessoas: aquelas que trabalham muito e produzem  pouco; aquelas que equiparam trabalho, energia e entrega; e os indivíduos em que o nível de produtividade é muito maior que o nível de esforço – sendo este último o ideal para si e para a equipe de trabalho.

“Quando todos ou, ao menos, a maioria alcança este nível de resultado, a empresa como um todo, ganha e, a qualidade de vida do grupo melhora de forma significativa”, alerta Nöckel, que oferece dicas simples que contribuirão para o aumento de produtividade.

  • Prepare a semana com antecedência. Ter um planejamento aumenta a produtividade. Separe por blocos de atividades, como: financeiro, comercial, operação etc. Isso gera foco e concentração.
  • Inicie o dia com uma lista de atividades a fazer, separando-as em urgente, importante e circunstancial. É comum haver confusão entre os níveis de demanda, e isto faz com que seja empregado nosso tempo em atividades de pouco impacto frente aos objetivos que traçamos.
  • Foque no que realmente contribuirá para que os objetivos e metas sejam atingidos. O bem mais precioso que temos é o tempo, e a forma como o aplicamos está diretamente ligado ao nosso resultado. Desta forma, o dono do negócio deve focar nas atividades que realmente contribuem.
  • Seja um indivíduo conclusivo. As pessoas iniciam várias atividades ao mesmo tempo; as mentes são muito criativas e as demandas do dia a dia são variadas. Foque em concluir tudo o que começar, pois o que não é concluído fica solto.
  • Crie momentos STOP durante o dia. Nosso cérebro precisa de relaxamento para continuar produzindo em alta performance, ele precisa oxigenar. É estratégico parar algumas vezes durante o dia para tomar um café, falar com alguém sobre algo completamente distante das atividades da empresa.
  • Separe um tempo determinado para responder e-mails e outros tipos de mensagem. Parar todo momento para responder um e-mail ou uma mensagem de whatsapp, é um grande ladrão de tempo, tira o foco e concentração.