Cada vez mais, os brasileiros têm recorrido a treinamentos empresariais executados pelos coaches de negócios. Em meio ao caos da crise financeira, eles se tornaram aliados fundamentais para trazer mais objetividade e lucros nos negócios
07/02/2017
Mesmo que de forma discreta, a reação da economia brasileira começa a se desenhar. Entretanto, após um período onde muitas empresas beiraram a falência, é preciso saber se os empresários estão preparados para essa retomada e se saberão enxergar as oportunidades que surgirem ao longo desta caminhada. A promessa de melhorias no Brasil é verdadeira, porém, é preciso identificar se as sequelas que a crise deixou nos empresários pode afetá-los ou não, na continuidade de seus negócios.
Por este motivo, o acompanhamento de um coach de negócio nunca se tornou tão importante, principalmente, paras as micro, pequenas e médias empresas. Quem aposta neste tipo de treinamento, garante que os resultados são surpreendentes. “Em 2016, eu tive a assessoria de um profissional especializado e meus negócios cresceram 12% em um ano – um número muito representativo para nós”, disse o sócio-proprietário da Duda Auto Center, Alexandre Henrique Duda, que possui duas lojas de manutenção veicular no Grande ABC. Para ele, o trabalho de coach foi fundamental para trabalhar com mais objetividade e potencializar os negócios. “Hoje, possuímos um campo de visão muito mais amplo, estamos focados em objetivos, números e resultados”, afirmou Duda.
Segundo o coach de negócios, Adam Nöckel, o empresário precisou se adaptar a um novo mercado de trabalho: caiu faturamento, redução de funcionários e ainda lutou para sobreviver. “Nesta retomada, é fundamental pensar de forma estratégica, e sem um acompanhamento para se readaptar a este outro novo cenário, certamente, significará a quebra de seu negócio”, alertou Nöckel. “É preciso evitar ações inadequadas, contratações impensadas, estratégias audaciosas para voltar ao patamar onde estava antes da crise, enfim”, completou.
Nöckel explica que os programas de treinamentos são baseados em melhorias de gestão (tirar o empresário da área operacional) e criar estratégias para que o negócio cresça de forma estruturada. “Pensamos na empresa como um todo, de forma a aprimorar a liderança de equipe, delegar funções, estreitar relação com clientes, negociação com fornecedores etc. É um processo longo, minucioso e individual, de acordo com o dia a dia de cada empresa”, encerrou o consultor, destacando que nos EUA, cerca de 70% dos empresários possuem um coach.
Para mais informações e solicitação de fonte para reportagem entre em contato com a Liberdade de Ideias.